Ensino Infantil
A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é a linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com o mundo. É no ato de brincar que a criança aprende, desenvolve a criatividade e são elaboradas e experimentadas situações de descoberta das relações humanas, de conhecimentos do mundo social e natural, da leitura e da escrita.
Nossa prioridade está na qualidade e segurança no atendimento aos alunos.
A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, integrando a família e a comunidade.
Nesta faixa etária a aprendizagem se dá através do lúdico, da experimentação com prazer, motivação e interesse para construir um aprendizado de qualidade.
Dessa forma, na Educação Infantil, os alunos interagem e participam de atividades planejadas, desenvolvendo seu potencial de aprendizagem e sua capacidade de socialização em um ambiente organizado, acolhedor e pedagogicamente estimulante.
A variedade de experiências, adequadas à faixa etária, favorece a autonomia, a iniciativa, a criatividade e a construção do conhecimento, transformando a curiosidade natural da criança em desenvolvimento cognitivo (aprendizado).
Nossas atividades curriculares contemplam matérias que propiciem o conhecimento do mundo físico, noções de ciências biológicas e sociais, preparo e início do processo de alfabetização e o trabalho que estimule o raciocínio lógico matemático.
Esperamos que a criança da Educação Infantil seja capaz de:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de maneira cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percebendo suas limitações.
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
- Desenvolver-se harmoniosamente em seus aspectos físico, socioemocional, intelectual, nas habilidades motora, auditiva e viso-motora, ampliando o seu crescimento global, com respeito à sua evolução.
- Desenvolver o equilíbrio, o domínio do corpo, o autoconhecimento, a expressão corporal, noções espacial e temporal, inclusive a linguagem oral e escrita, ampliando o vocabulário.
- Relacionar-se bem com o grupo e com a família, ampliando cada vez mais as relações sociais, criando hábitos e atitudes positivas no ambiente escolar e agindo com independência, respeito, cooperação, afetividade e iniciativa.
- Utilizar raciocínio lógico-matemático, cálculo mental, comparação, ordenação e classificação de acordo com a faixa etária.
- Utilizar as diferentes linguagens: oral, escrita, corporal, musical e plástica.
- Observar e explorar o ambiente em que vive com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador.
- Observar e explorar o ambiente em que vive com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador.
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Mostrar-se curiosa pelo que acontece no mundo, adquirindo a capacidade de observação, o respeito e os procedimentos de pesquisa.
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil é feita a partir de observação e acompanhamento constantes do desenvolvimento da criança, com registros periódicos. É um processo que considera a concepção de aprendizagem, com finalidade investigativa e diagnóstica.
A comunicação desse processo à família é feita por meio de relatórios – individuais e de grupo – que informam as aprendizagens, dificuldades e intervenções ocorridas.
Nesta fase, atendemos crianças a partir de 2 anos de idade, nos seguintes grupos:
Horários
Mini Maternal e Maternal
Manhã – 8h às 12h
Jardim I e Jardim II
Tarde – 13h às 17h
Período Intermediário – 6 horas
(preservando um período escolar manhã ou tarde)
Período Integral 7h às 19h